Portal SBT | O Melhor Do SBT Você Encontra Aqui!: Getúlio Vargas vence Oscar Niemeyer e vira semifinalista no programa.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Getúlio Vargas vence Oscar Niemeyer e vira semifinalista no programa.

Getúlio Vargas venceu Oscar Niemeyercom 59,3% dos votos na última eliminatória desta fase de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos na noite desta quarta, 5 de setembro. Carlos Nascimento comandou o programa e recebeu no palco José Augusto Ribeiro, jornalista que representou Vargas no programa, e Paul Niemeyer, embaixador de Niemeyer e bisneto do arquiteto.

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE GETÚLIO VARGAS

Há 58 anos, Getúlio Vargas deixava o poder. Mesmo assim, seu legado é lembrado até hoje.

Getúlio Vargas ficou 19 anos no poder. Tempo suficiente para trazer o Brasil à modernidade. 

Também em 42, era criada a Vale do Rio Doce.

Como seria nosso país sem salário mínimo? Ou então sem leis trabalhistas? Getúlio foi o responsável por dar aos trabalhadores uma legislação de primeiro mundo.

A Petrobras, criada durante o seu mandato, hoje é uma potência. A estatal está entre as maiores companhias do mundo, com uma receita anual de quase 150 bilhões de dólares.

Ao criar o IBGE, Vargas permitiu que o país se conhecesse melhor. Assim, com base nas pesquisas, seria mais fácil criar projetos e acompanhar o desenvolvimento do Brasil.


LINHA DO TEMPO


Um defensor do povo. Um nacionalista. Getúlio Vargas.

Em 1882, nos Estados Unidos, nascia Franklin Delano Roosevelt, que seria o único presidente americano reeleito 4 vezes seguidas. No mesmo ano, em São Borja, Rio Grande do Sul, nascia Getúlio Vargas, que seria o presidente do Brasil por 19 anos.

Ainda morando na cidade gaúcha, Getúlio iniciou sua carreira militar aos 18 anos. Em 1904, ingressou na faculdade de direito em Porto Alegre.

Três anos mais tarde, sua carreira política já dava pequenos passos. Fundou um bloco acadêmico a favor do candidato republicano ao governo do estado e lançou um jornal chamado O Debate.

Em 1909, elegeu-se deputado estadual. Foi o primeiro de quatro mandatos pelo Rio Grande do Sul.

Em 1923, Getúlio chegou ao Rio de Janeiro. Durante as revoltas tenentistas, o político começou seus trabalhos na então capital do país na Câmara Federal.

No ano seguinte, foi reeleito para o cargo de deputado, permanecendo na cidade maravilhosa.

Atendendo aos pedidos do então presidente Washington Luís, em 1926, Getúlio tornou-se o Ministro da Fazenda. Neste cargo, elaborou um plano de estabilização monetária que previa a criação de uma nova moeda, o cruzeiro.

Em 1928, foi eleito o governador do Rio Grande do Sul.  No ano seguinte, Getúlio se candidatou ao cargo de presidente da República. Era sua grande chance. Contou com o apoio de João Pessoa e da Aliança Liberal. Mas, foi derrotado por Julio Prestes.

Indignado com a eleição de Prestes e a morte de seu companheiro de chapa, comandou a Revolução de 30. Com o apoio dos tenentistas, Getúlio chegou ao poder, assumindo o Governo Provisório.

Em 1934, promulgou uma nova Constituição, sendo eleito presidente pelos membros do Congresso.

Três anos mais tarde, em 1937, Getúlio deu um golpe de estado. Com isso, baniu todos os partidos políticos, fechou o Congresso Nacional e inaugurou uma nova fase da política brasileira: o Estado Novo.

No ano seguinte, fundou o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 40, as primeiras leis trabalhistas foram criadas, a chamada CLT. Neste ano, também fundou a Companhia Siderúrgica Nacional.

Em 1942, após um ataque a navios brasileiros por submarinos alemães, Getúlio entrou na Segunda Guerra Mundial contra Hitler e Mussolini.


Três anos mais tarde, uma nova estatal era inaugurada: a hidrelétrica do Vale do São Francisco.

Enquanto o mundo ainda se recuperava da Segunda Guerra, o improvável aconteceu por aqui. Em 1945, Getúlio Vargas foi deposto do governo pelos militares, voltando à sua terra natal. Mas continuou ativo na política.

No ano seguinte, foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul.

Em 1950, Getúlio Vargas foi eleito democraticamente. O ‘pai dos pobres’ estava de volta. Era o novo presidente do Brasil.

Em 1953, seguindo sua linha nacionalista, Vargas criou a Petrobras com o lema ‘o petróleo é nosso’. Também fundou a Eletrobras neste mandato.

Em 54, o jornalista Carlos Lacerda, um dos principais opositores de Getútlio sofreu um atentado. 

Diante de uma forte pressão política por parte da imprensa e dos militares, que desejavam sua renúncia ao cargo, Getúlio escreveu suas últimas palavras. Em 24 de agosto de 1954, ele deixou a vida para entrar para a história.

* Fotos: Reprodução/SBT

MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS
Toda quarta, às 23h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário