O novo "baú da felicidade" de Silvio Santos está na mira da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O órgão quer o fim dos merchandisings na novelinha "Carrossel", sucesso comercial e de audiência do SBT.
Aliado ao Instituto
Alana, ONG que atua nos direitos da criança e do consumidor, o órgão
pretende brecar os anúncios inseridos no folhetim infantil. "Esse tipo
de publicidade abusa da deficiência de julgamento das crianças", fala
Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP.
A informação é da coluna Outro Canal, assinada pela jornalista Keila Jimenez ligada pela Folha desta segunda-feira (1).
Segundo levantamento do Alana, ficção e publicidade se misturam demais na novela. Em uma das cenas de "Carrossel", a professora Helena (Rosane Mulholland) surgiu
ao lado de um médico (ficcional) falando da importância do chocolate
na vida das crianças. Tratava-se então de um merchandising da Cacau
Show.
Após dois encontros
entre dirigentes do Procon e do SBT, a emissora não aceitou retirar os
merchandisings, que surgem em quase todos capítulos do folhetim.
O SBT, via assessoria,
diz que ofereceu em contraproposta retirar só as ações protagonizadas
por crianças, o que também não foi aceito.
O Procon pretende
agora tomar medidas mais duras contra o SBT, que vão de uma multa (de no
máximo R$ 6 milhões) até uma ação judicial.
Fonte: Estadão.com
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