O PROCON (Fundação de
Proteção e Defesa do Consumidor) está de olho nas campanhas
publicitárias realizadas pelo SBT durante a novela “Carrossel”. Junto
com o Instituto Alana, ONG que defende os direitos da criança e do
consumidor, o órgão quer por um fim nos merchandisings inseridos na
trama infantil. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
“Esse tipo de
publicidade abusa da deficiência de julgamento das crianças”, alega
Renan Ferraciolli, assessor-chefe da do Procon. Segundo a ONG, ficção e
publicidade se misturam demais na novela.
Em uma das inserções
comerciais, por exemplo, a personagem Helena (Rosane Mulholland) falava
da importância do chocolate na vida das crianças, ela, que estava ao
lado de um médico fictício, na verdade fazia uma propaganda para a
“Cacau Show”.
Após duas reuniões com
dirigentes dos órgãos, o SBT, via assessoria, negou o pedido de retirada
dos merchandisings. A emissora apenas aceitou acabar com as ações
realizadas pelo elenco infantil, porém, o Procon discordou da
contraproposta e pretende tomar outras providências judiciais.
Fonte: RD1
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